Como a Truvio usa medicina preventiva para ajudar empresas a cuidar da saúde dos trabalhadores – e reduzir custos
Com nosso CEO, Dr. Mauro Silva Jr., nosso cofundador Daniel Cardoso e nosso investor partner Marcos Ragi na Future Health
O conceito de medicina preventiva é simples: ela é a especialidade médica que se dedica à prevenção de doenças em vez de seu tratamento.
Com ela é possível diminuir o gasto com a saúde pública, a saúde privada e salvar milhares de vidas.
Esta também é a especialização de Mauro Silva Jr., que passou os últimos 15 anos fora de seu consultório.
O caminho trilhado por ele não foi inédito dentre muitos outros médicos mundo afora – e tem se mostrado muito frutífero: o lado business da medicina.
Mauro passou por diversos pontos da cadeia de saúde, encontrando um padrão: falta de integração e falta da possibilidade de atingir grandes populações para poder identificar possíveis problemas de saúde.
Seu objetivo era um só: adequar o conceito de medicina preventiva a grandes populações.
Foi o que ele fez com a Truvio, healthtech que oferece uma solução completa para a saúde corporativa.
A PEÇA QUE FALTAVA: UM SÓCIO EXPERT EM TECNOLOGIA
O especialista passou alguns anos da sua vida tentando aprimorar esse conceito, mas faltava uma peça. Peça, esta, que atende pelo nome de Daniel Cardoso.
Especialista em tecnologia com passagens por grandes empresas como HP e Microsoft, era nesta última onde Daniel se encontrava quando conheceu Mauro.
“Em um primeiro momento, comecei como conselheiro. Mauro trazia algumas ideias e, com a minha expertise, eu oferecia direcionamentos possíveis”, explica.
“Depois de um tempo, tive um almoço com ele, no qual aconteceu o convite da sociedade. Aquilo ficou na minha cabeça, e me vi pensando qual caminho deveria seguir. Eu já vinha em um movimento interno de querer fazer algo diferente e de empreender em algo com um propósito relevante. A decisão já estava tomada”, diz.
FOCO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DOS TRABALHADORES
Se você lê Future Health com alguma frequência, sabe que o campo anda muito profícuo quando o assunto são healthtechs no Brasil.
Qual seria, portanto, o grande diferencial da Truvio em um mercado tão aquecido, especialmente no setor do atendimento à saúde no formato B2B?
Segundo Daniel, o pulo do gato da Truvio é ter um olhar diferente para operadoras de saúde.
“Direcionamos o nosso canhão, no segundo semestre de 2021, para focar em operadoras. Nosso diferencial é que somos, de uma maneira geral, uma solução de inteligência em saúde: combinamos a plataforma tecnológica com inteligência artificial e expertise médica”, conta.
“É um combo que atua diretamente no indivíduo, não apenas como uma solução tecnológica que identifica o problema”, diz.
“Também falamos com o indivíduo para conduzir, clinicamente, uma linha médica, um plano de atuação e cuidado, para que essas ações tragam a economia financeira e, consequentemente, o benefício na vida daquela pessoa.”
A Truvio consegue identificar riscos e necessidades de saúde, seja para uma população como um todo ou no nível individual.
Tudo isso resulta em um plano de cuidado individualizado, para que aquele alguém tenha melhores resultados e impactos na sua saúde.
No fim, a consequência é um melhor benefício financeiro para a operadora, o cliente de uma corretora ou a empresa.
Um levantamento feito pela própria Truvio mostra o que a falta de acompanhamento médico preventivo dos funcionários pode trazer para as empresas: o impacto financeiro pode chegar a 35%.
“É um jogo de sustentabilidade. A Truvio é boa para todo o ecossistema”, define Daniel.
PESQUISAS POPULACIONAIS PARA ACUMULAR DADOS IMPORTANTES
Quando a Truvio é contratada por um cliente – empresa, operadora ou corretora –, o primeiro passo é absorver as informações de utilização.
O segundo é aplicar pesquisas populacionais, em conjunto com o RH ou a própria operadora, para conhecer melhor os indivíduos e suas peculiaridades.
Isso permite que a healthtech tenha uma base de dados relevante e inteligente para fazer seu sistema funcionar.
Uma vez que essas informações chegam à plataforma, um plano de cuidado é traçado, mostrando os direcionamentos e insights levantados.
Um time de saúde (seja da Truvio ou do cliente contratado), então, toma as ações necessárias.
Um dos maiores ganhos da Truvio é o fato de sua plataforma poder ser retroalimentada. “Não é que o cliente apenas realiza o plano e ‘tchau’. As informações novas retornam para a plataforma, para acompanhar cada caso e entender o progresso dos pacientes com o tempo”, conta Daniel.
“Um paciente diabético, por exemplo, pode aparecer com esse risco, mas ter a enfermidade controlada”, disserta.
“Um time de saúde entra em contato com esse indivíduo para que ele volte a informação para a plataforma, realizando um monitoramento mais eficiente”, diz.
Hoje, toda empresa possui muitos dados de saúde – até alguns que essas companhias não consideram tão relevantes, como número de atestados emitidos.
Separados, eles atendem a fins específicos. Unidos em uma base de dados, eles fornecem informações importantíssimas que auxiliam a direcionar dados médicos para entender riscos e suas gravidades.
“A Truvio fideliza seus clientes com uma equipe de cuidado. No caso de uma operadora, é a própria operadora. Na Truvio, porém, é oferecido o próprio serviço”, conta Marcos Ragi, investor partner da healthtech.
A TECNOLOGIA POR TRÁS DAS SOLUÇÕES
O que pesa mais: a ideia ou a tecnologia empregada? A Truvio parece misturar em uma proporção bem dividida os pontos fortes da empresa.
No encontro de Mauro com Daniel, unindo a medicina preventiva com soluções escaláveis e usabilidade, o negócio encontrou uma forma saudável, relevante e financeiramente positiva para existir.
Um exemplo dessa junção tão positiva se dá ao entender mais sobre a construção do algoritmo da Truvio: ele foi crescendo graças a inputs da carreira médica de Mauro, que ajudou a máquina a entender todos os detalhes que um médico olharia em um paciente.
O número de consultas, o tipo de enfermidade, a quantidade de cirurgias e medicamentos. Isso ajuda a tecnologia, através de machine learning, a identificar padrões e até mesmo prever certos riscos que peçam maior atenção.
“O nosso mote é: prevenção, detecção rápida, ação rápida, benefício rápido”, resume Daniel, explicando o principal produto da Truvio: o Saúde 360.
Existem outros produtos de ocasião, inclusive à época do auge da pandemia – mas a grande estrela da Truvio tem se desenvolvido cada vez mais, afastando-se de produtos-satélites para ter mais e mais destaque.
Sempre atendendo a três mercados: operadoras, corretoras e empresas – no formato clássico B2B.
META: SER A MAIOR PLATAFORMA POPULACIONAL DE SAÚDE
Existe uma ambição nos corredores da Truvio: tornar-se a melhor plataforma populacional de saúde no mercado.
Isso passa por outra vontade da Truvio: tornar-se um portal de conhecimento de saúde, agregando parcerias e médicos para permitir que a empresa possa servir cada vez melhor às pessoas no que diz respeito à saúde.
A healthtech tem buscado, também no exterior, alguns modelos que poderão ser futuramente importados, para otimizar ainda mais seu modelo de negócio.
O B2C não está descartado – mas, hoje, o próximo passo parece ser o clássico e já instaurado B2B2C, que já é, de uma certa forma, aplicado pela companhia ao atender empresas diretamente.